Owen Wilson


Owen Wilson
Wilson no Festival de Cannes em 2011.
Nome completoOwen Cunningham Wilson
Nascimento18 de novembro de1968 (45 anos)
DallasTexas
 Estados Unidos
OcupaçãoAtor
IMDb(inglês)
Owen Cunningham Wilson (Dallas18 de novembro de 1968) é um atorroteirista e produtor norte-americano, indicado aoOscar de Roteiro Original, em co-autoria com o diretor Wes Anderson, em 2002, por The Royal Tenenbaums (brOs Excêntricos Tenenbaums — ptOs Tenenbaums – Uma Comédia Genial) e célebre por suas atuações em comédias de sucesso. Em 2005participou na versão para o cinema do famoso seriado de televisão Starsky & Hutch.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Owen Wilson nasceu no dia 18 de novembro de 1968 em DallasTexasEstados Unidos. Filho do executivo Robert Wilson e da mãe fotografa Laura Cunningham Wilson. Owen Wilson tem dois irmãos e por curiosidade os dois são atores como ele. O mais velho do trio é Andrew Wilson, e o irmão mais novo é Luke Wilson. Nunca quis ser ator, mas escrever sempre foi sua paixão.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Wilson, em 2007, no Alamo Drafthouse.
Seu primeiro papel foi "Dignan", no filme Bottle Rocket, dirigido por Wes Anderson, e escrito em conjunto pelo mesmo e Wilson. Rapidamente Wilson conseguiu papéis em filmes de grande orçamento, como The Cable Guy, dirigido por Ben Stiller. Após pequenas participações em filmes de ação como AnacondaArmageddon e The Haunting, Wilson interpretou dois papéis dramáticos: um viciado em drogas em Permanent Midnight e um serial killer em The Minus Man.
Sua grande estreia na comédia foi em 2000, no filme Shanghai Noon, ao lado de Jackie Chan. O filme arrecadou 100 milhões de dólares no mundo inteiro. Sua fama continuou a crescer após fazer uma cômica dupla de modelos com Ben Stiller em Zoolander, (2001). Gene Hackmantomou conhecimento do desempenho de Wilson em Shanghai Noon e o indicou para atuar em Behind Enemy Lines, um filme de drama beaseado na Guerra da Bósnia.
Também em 2001, esteve mais uma vez reunido com Wes Anderson em The Royal Tenenbaums. Os dois escreveram o roteiro do filme, que mais tarde fora indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. O filme obteve um grande sucesso e foi bem recebido pela crítica. Com um elenco de estrelas, incluindo Ben Stiller, Bill MurrayAnjelica HustonGwyneth PaltrowDanny GloverSeymour Cassel e seu irmão Luke Wilson, Owen interpreta um viciado em drogas que se torna um famoso escritor de romances.
Dando sequência a sua carreira, em 2002 Wilson estreou em I Spy ao lado de Eddie Murphy, porém fracassou nas bilheterias. Em 2003 voltou a atuar com Chan, na sequencia de Shanghai Noon, Shanghai Knights. Em 2004, em Starsky & Hutch, mais uma vez fez parceria com Ben Stiller. O filme era um remake da série televisiva de mesmo nome da década de 1970. Naquele mesmo ano, Wes Anderson o chamou para, mais uma vez juntos, escrever o roteiro do filme The Life Aquatic with Steve Zissou, porem, devido à sua agenda lotada, Wilson não foi capaz de fazer uma novo trabalho com Anderson. Mesmo assim, Owen interpretou um dos papéis principais do filme.
A partir de 2005, Wilson começa a filmar suas perfomances mais memoráveis. Em Wedding Crashers, ao lado de Vince Vaughn, contracenou John Beckwith, um penetra que invade festas para conhecer mulheres. O filme arrecadou mais de 285 milhões de dólares no mundo inteiro, e venceu três das quatro categorias a que foi indicado no MTV Movie Awards 2006. Também em 2005 Wilson apareceu no filme The Wendell Baker Story, escrito e produzido por seus irmãos, Andrew e Luke Wilson. Em 2006 uma nova experiência foi incluída a seu currículo: dublou a voz de Lightning McQueen, personagem principal do filme Cars, uma animação da Disney. Também estrelou You, Me and Dupree, como um sem-teto intrometido.
No mesmo ano, Mais uma vez estreou ao lado de seu amigo de longa data, Ben Stiller, em Night at the Museum, como o minúsculo cowboy Jedediah. Esse é um dois nove filmes que os dois contracenam juntos. Os dois também estiveram no piloto de um programa de televisão chamado Heat Vision and Jack, dirigido por Stiller. Mais tardem, em 2009, os dois voltam novamente aos estúdios para filmar a sequência de Night at the Museum.
Wilson apareceu em outro filme de Wes Anderson, The Darjeeling Limited, que foi exibido na 45º Festival de Cinema de Nova Iorque e no Festival de Veneza, co-estrelado porJason Schwartzman e Adrien Brody. Em 2008, Wilson pediu umas aulas de golpes ao seu amigo Jackie Chan e atuou Drillbit Taylor em Drillbit Taylor. No mesmo ano, ele interpretou John Grogan em uma adaptação cinematográfica do famoso best-seller Marley & Me (2008), co-estrelado por Jennifer Aniston. Em 2009 dublou o treinador Skip, na versão de Wes Anderson de Fantastic Mr. Fox e gravou Night at the Museum: Battle of the Smithsonian.Em 2010, dublou Marmaduke de Marmaduke (filme). No mesmo ano fez Kevin Rawley Little Fockers. Em 2011, Interpretou Rick em Hall Pass, dublou Reggie em turkeys e dublou o Lightning McQueen em cars 2.

Frat Pack[editar | editar código-fonte]

O grande sucesso de filmes de comédia estrelados por Wilson levaram a mídia a considerá-lo parte do grupo Frat Pack, junto com outros atores de comédia, como Vince VaughnLuke WilsonJack BlackBen Stiller e Will Ferrell. Ele foi o primeiro integrante do grupo a receber uma indicação ao Oscar.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 26 de agosto de 2007 o ator foi encontrado, pelo seu irmão, no solo de sua casa, em Santa Mônica (Califórnia), com os pulsos cortados, com pouca profundidade, e levado para um hospital de Los Angeles. Segundo fontes policiais, tinha ingerido heroína e um derivado da metanfetamina com sedativos. Outras fontes especulam que a tentativa de suicídio teria sido causada pelo fim do namoro com a atriz Kate Hudson, o casal chegou a voltar, mas se separou novamente. Em 4 de outubro de 2007, Wilson fez sua primeira aparição pública desde o incidente na premiere de The Darjeeling Limited. Wilson não fala publicamente sobre a tentativa de suicídio.
Em 07 de janeiro de 2011, com 42 anos, Owen se torna pai pela primeira vez. Sua namorada, Jade Buell, deu a luz a um menino, Robert Ford, no Havai. O relacionamento entre Wilson e Jade durou até junho de 2011.

Filmografia[editar | editar código-fonte]


AnoFilmePapelNotas
1996Bottle RocketDignanProdutor executivo/Roteirista
The Cable Guy-
1997AnacondaGary Dixon
1998ArmageddonOscar
Rushmore-Produtor executivo/Roteirista
Permanent MidnightNicky
1999Heat Vision and JackHeat VisionVoz
The HauntingLuke Sanderson
Breakfast of ChampionsMonte Rapid
The Minus ManVann Siegert
2000Meet the ParentsKevin Rawley
Shanghai NoonRoy O'Bannon
2001Behind Enemy LinesTenente Chris Burnett
The Royal TenenbaumsEli CashProdutor executivo/Roteirista
Indicado - Oscar de Melhor Roteiro Original
Indicado- BAFTA Prêmio de Melhor Roteiro Original
ZoolanderHansel McDonaldIndicado - MTV Movie Award de Melhor Equipe
2002I SpyAlex Scott
2003Shanghai KnightsRoy O'BannonIndicado - MTV Movie Award de Melhor Equipe
Yeah Right!Ele mesmoParticipação especial
2004The Life Aquatic with Steve ZissouNed PlimptonIndicado - Critics' Choice Award de Melhor Elenco
Meet the FockersKevin RawleyParticipação especial
Around the World in 80 DaysWilbur WrightParticipação especial
Starsky & HutchKen HutchinsonVencedor - MTV Movie Award de Melhor Beijo
Indicado - MTV Movie Award de Melhor Equipe
The Big BounceJack Ryan
2005The Wendell Baker StoryNeil King
Wedding CrashersJohn BeckwithVencedor - MTV Movie Award de Melhor Equipe
Indicado - MTV Movie Award de Melhor Comediante
2006Night at the MuseumJedediah Smith
You, Me and DupreeRandolph DupreeProdutor
CarsLightning McQueenVoz
2007The Darjeeling LimitedFrancis Whitman
2008Drillbit TaylorDrillbit Taylor
Marley & MeJohn Grogan
2009Night at the Museum: Battle of the SmithsonianJedediah Smith
Fantastic Mr. FoxCoach SkipVoz
2010MarmadukeMarmadukeVoz
How Do You KnowMatty
Little FockersKevin Rawley
2012The Love of CupsFrederick Joah Newling
Meia-noite em ParisGilIndicado - "Globo de Ouro Melhor Ator : Comédia ou Musical"
TurkeysReggieVoz
Cars 2Lightning McQueenVoz
Hall PassRick
2013Os EstagiáriosNick Campbell
2014Grande Hotel BudapesteMonsieur Chuck

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger